quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ayrton Senna no Kart, Acidente e uma Briga

Foto: Arquivo Pessoal de Ayrton Senna



No Kart, acidente e uma briga
6 de Agosto de 1979

O atropelamento do professor Rubens Carpinelli, presidente da Federação Paulista e da Comissão Nacional de Kart, fez com que os organizadores suspendessem a primeira rodada do segundo turno do Campeonato Paulista de Kart, quando faltavam apenas as terceiras baterias da 1ª e 2ª Categorias 100 em3 e 4ª Categoria Menor.
O acidente com o prof. Rubens Carpinelli aconteceu no inicio da terceira bateria da 4ª Categoria Menor. No Kart os pilotos largam empurrados por seus mecânicos e partem para a volta de apresentação. O juiz de largada fica no centro da pista, sobre um pódio, de onde vê o alinhamento dos concorrentes. Se as posições estiverem sendo mantidas, ele dá a largada. Em caso contrário, manda que nova volta seja dada. Ontem quando o professor Carpinellli deu o larga, quebrou-se a manga de eixo do Kart de Wilson Medeiros, sem controle, o Kart atingiu o pódio onde se encontrava o diretor da corrida, que foi arremessado para o alto, caindo de encontro ao solo. Logo em seguida o prof. Carpinelli foi transportado para o Pronto Socorro Iguatemi, com suspeita de fratura num dos tornozelos.
A prova foi suspensa, bem como a última bateria da 1ª e 2ª Categorias, 100 em3. Amanhã, será realizada uma reunião para marcação de uma data para a realização das baterias que ainda faltam serem corridas, o que poderá acontecer neste sábado. Porém, a maioria dos pilotos acha que os resultados poderiam ser feito com base nas duas baterias realizadas, pois seria um ônus muito grande mobilizar todo um equipamento de corrida para a realização de somente uma bateria.

DISCUSSÃO, BRIGA E PUNIÇÕES
Na 1ª Categoria 100 cm3 aconteceu lance tão desagradável quanto o atropelamento do diretor da prova. Foi a discussão e os fatos acontecidos entre o piloto Jorge Oswaldo Diaz (Equipe Sulam) e Ayrton Senna da Silva (Equipe Gledson Coca-Cola).
Na primeira bateria, Jorge Oswaldo Diaz foi o vencedor, aproveitando-se do travamento do motor de Kart de Ayrton Senna. Na segunda bateria Jorge Oswaldo Diaz largou bem e foi à ponta da prova, tendo Ayrton colado em seu Kart. No início da segunda volta, sentia-se que Ayrton já tinha condições de assumir a liderança. Quando ambos atingiram a “Esplanada”, no fundo do kartódromo. Ayrton tentou a ultrapassagem e Jorge Oswaldo “fechou-lhe a porta” afirmação de um dos bandeirinhas do local.
O choque foi inevitável e ambos foram para fora da pista. Então aconteceu o lamentável: Jorge Oswaldo Diaz queria brigar com Ayrton Senna e também impediu que o outro piloto voltasse à corrida, segurando seu kart. Não satisfeito com isso, Jorge Oswaldo Diaz virou o Kart de Ayrton Senna de cabeça para baixo. Somente com a chegada dos bandeirinhas é que Ayrton Senna da Silva pôde retornar a corrida. O mesmo não acontecendo com Jorge Oswaldo Diaz, cujo Kart teve a manga de eixo quebrada.

RESULTADOS
Eis os resultados finais das categoria: 1ª a 2ª 125cm3 e 3ª 125 cm3-Novatos, cujas três baterias foram cumpridas normalmente, antes do atropelamento do prof. Rubens Carpinelli:
1ª CATEGORIA – 125 cm3 – 1º) Dionísio Pastore Filho; 2º) José Eduardo David (Equipe Citral); 3º) Renato Assad Filho (Equipe Casas Buri); 4º Décio Bellini (Equipe Bellini Vidros); 5º) Antonio Sérgio Barsso; 6º) José Eduardo Lobato (Equipe Heringol).
2ª CATEGORIA – 125 cm3 – 1º) Paulo Carcaci (Equipe Canovas); 2º) Rodrigo Iasi (Equipe Cimarf); 3º) José Eduardo Ávila (Equipe Stauroup/FM Record); 4º Alessandro Mela (Equipe Metalúrgica Massimo); 5º) Oscar Nevez; 6º) Rivalino Santana.

3ª CATEGORIA – 125 cm3 – NOVATOS – 1º) Alberto Magaglio (Equipe Juelbema); 2º) Caetano Fabrini Neto; 3º) José Fernando Trita (Equipe Miralua); 4º Bruno Farid (Equipe Sid); 5º) Nilo Caruso; 6º) João Carlos Bianchi.



Um comentário:

  1. o Senna esperava o que? Que o primeiro colocado desse passagem? Um cafezinho ia bem pra acompanhar... rsrs
    Aposto que o o Ayrton teria a mesma reação, como o fez diversas vezes inclusive na Formula 1.

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