Ex-dirigente italiano
comparou mudanças de 2014 com as feitas 20 anos atrás, recordou morte de Ayrton
Senna e manifestou preocupação com a suposta falta de segurança dos novos
carros, tanto para os pilotos quanto para os comissários de pista: "A F1 introduziu
muitas mudanças que podem tornar o esporte perigoso, como as novas
baterias", afirmou
08/02/2014 12:54
Giancarlo Minardi saiu
oficialmente do circo da F1 em 2005, logo após a extinta Minardi ceder espaço
para a equipe B da Red Bull, a Toro Rosso. Apesar disso, contudo, o
ex-dirigente italiano continua com trânsito livre no ambiente da categoria e,
eventualmente, levanta polêmicas a respeito dos mais variados temas ligados ao
Mundial.
Desta vez, a questão abordada
de forma veemente pelo veterano diz respeito à segurança dos novos carros,
mencionando também os pontudos 'Bicos de Gonzo', que podem causar consequências
graves em uma batida lateral, em 'T', o que coloca em risco a integridade
física do piloto. Entretanto, outras partes fundamentais do novo regulamento
também foram abordadas por Minardi.
O italiano comparou a
relevância das modificações às realizadas há duas décadas, quando a F1 provocou
alterações drásticas que afetaram diretamente o trabalho dos pilotos, o que
acabou resultando no ano mais tenebroso de sua história, com diversos acidentes
violentíssimos e a morte de Ayrton Senna, astro maior da categoria naquela
altura.
Foto: Armando Franca - Estadão
"Em comparação com 1994,
quando perdemos um dos pilotos mais talentosos do mundo, as normas de segurança
da F1 também mudaram muito", afirmou Minardi no site oficial de sua
extinta equipe. "O que dizer sobre a segurança hoje em dia?"
"Nos últimos dias, ouvi
as pessoas falando sobre os novos motores turbo e sobre confiabilidade. Só
[Adrian] Newey falou sobre segurança. O que eu gostaria de saber é se está tudo
sob controle, e gostaria de ouvir isso da FIA", prosseguiu. "A F1
introduziu muitas mudanças que podem tornar o esporte perigoso, como as novas
baterias que, em caso de superaquecimento, podem provocar um incêndio
inesperado."
"Os pilotos receberam a
instrução de que, em caso de perigo, devem saltar do carro e evitar tocar a
parte externa, mas o que acontece com os comissários? Eles estão devidamente
treinados? A FIA deveria elaborar um registro oficial para equipes de pista e
comissários. Não podemos esquecer que, nos acidentes, eles são os primeiros a
intervir."
"Alguns circuitos sediam
competições internacionais apenas uma vez por ano. Os comissários são bem
treinados? Será que eles saberão como se comportar? Questiono isso preocupado
com a segurança do trabalho, mas como entusiasta", encerrou.
FONTE PESQUISADA
Minardi relembra 1994 e questiona segurança
da nova F1: "Gostaria de saber se está tudo sob controle". Disponível
em: <http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/minardi-relembra-1994-e-questiona-seguranca-da-nova-f1-gostaria-de-saber-se-esta-tudo-sob-controle>.
Acesso em: 08 de fevereiro 2014.
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