Por Adauto Silva
sábado, 26 de abril de 2014 às 20:32
sábado, 26 de abril de 2014 às 20:32
autoracing.com.br
Ayrton Senna - Lotus
A grandeza de Senna não está
nas estatísticas, embora ele tenha números impressionantes na carreira. Ela é
muito mais baseada na força irresistível com que ele dominou uma época da
Formula 1.
A morte de Senna em 1 de maio
de 1994 mudou a F1 para sempre em vários aspectos.
Para muitos, Senna redefiniu
o que era possível em um carro de F1. Ele guiava com uma fúria somada a uma
habilidade que eu diria que nunca mais foi igualada.
Senna dominou seus carros tão
vigorosamente, empregando um estilo de condução tão único e conseguindo níveis
de desempenho tão espetaculares, que seus criadores mal acreditavam ser
possível.
Talvez o melhor exemplo disso
tenham sido suas pole-positions – e foram muitas – quando em todo e qualquer
circuito, incluindo o público e seus próprios rivais, ficavam em silêncio nos
minutos finais dos treinos de classificação, quando Senna ia à pista para
destruir o cronômetro.
Algumas de suas poles foram
simplesmente inacreditáveis. O Autoracing separou três que certamente estão
entre as melhores voltas que um ser humano já conduziu um carro de corrida…
A primeira é em Monaco 1988,
quando ele colocou 1,4s em cima de Alain Prost num carro igual. A outra (minha
predileta) é em Suzuka em 1989, quando o brasileiro guiou de maneira quase
sobrenatural para colocar 1,7s no mesmo Alain Prost com o mesmíssimo carro!
E finalmente a terceira é em
Jerez 1990, onde ele também guia com uma fúria muito parecida com a volta de 89
em Suzuka.
Infelizmente não encontramos
um vídeo com a volta em Monaco 88, mas Suzuka 89 e Jerez 90 estão logo abaixo
em sequência. E depois você tem a lista de todas as pole-positions do inesquecível
Ayrton Senna.
Jerez de la Frontera – 1990
Todas as 65 pole-positions de Ayrton Senna
Ano
|
País (Circuito)
|
Tempo
|
Média (km/h)
|
1985
|
Austrália (Adelaide)
|
1’19″843
|
170,434
|
1985
|
Estados Unidos (Detroit)
|
1’42″051
|
141,917
|
1985
|
Europa (Brands Hatch)
|
1’07″169
|
225,479
|
1985
|
Itália (Monza)
|
1’25″084
|
245,405
|
1985
|
Monaco (Monte Carlo)
|
1’20″450
|
148,206
|
1985
|
Portugal (Estoril)
|
1’21″007
|
193,317
|
1985
|
San Marino (Imola)
|
1’27″327
|
207,771
|
1986
|
Brasil (Rio)
|
1’25″501
|
211,829
|
1986
|
Espanha (Jerez)
|
1’21″605
|
186,077
|
1986
|
Estados Unidos (Detroit)
|
1’38″301
|
147,331
|
1986
|
França (Paul Ricard)
|
1’06″526
|
206,337
|
1986
|
Hungria (Budapeste)
|
1’29″450
|
161,457
|
1986
|
México (Cid. do Mexico)
|
1’16″990
|
206,723
|
1986
|
Portugal (Estoril)
|
1’16″673
|
204,244
|
1986
|
San Marino (Imola)
|
1’27″327
|
207,771
|
1987
|
San Marino (Imola)
|
1’25″826
|
211,404
|
1988
|
Alemanha (Hockenheim)
|
1’44″596
|
233,940
|
1988
|
Austrália (Adelaide)
|
1’17″749
|
175,027
|
1988
|
Bélgica (Spa)
|
1’53″718
|
219,701
|
1988
|
Brasil (Rio)
|
1’28″096
|
205,589
|
1988
|
Canadá (Montreal)
|
1’21″681
|
193,484
|
1988
|
Espanha (Jerez)
|
1’24″067
|
180,627
|
1988
|
Estados Unidos (Detroit)
|
1’40″606
|
143,969
|
1988
|
Hungria (Budapeste)
|
1’27″635
|
164,893
|
1988
|
Itália (Monza)
|
1’25″974
|
242,864
|
1988
|
Japão (Suzuka)
|
1’41″853
|
207,087
|
1988
|
México (Cid. do México)
|
1’17″468
|
205,447
|
1988
|
Monaco (Monte Carlo)
|
1’23″998
|
142,632
|
1988
|
San Marino (Imola)
|
1’27″148
|
208,198
|
1989
|
Alemanha (Hockenheim)
|
1’42″300
|
239,191
|
1989
|
Austrália (Adelaide)
|
1’16″665
|
177,499
|
1989
|
Bélgica (Spa)
|
1’50″867
|
225,351
|
1989
|
Brasil (Rio)
|
1’25″302
|
212,323
|
1989
|
Espanha (Jerez)
|
1’20″291
|
189,122
|
1989
|
Estados Unidos (Phoenix)
|
1’30″108
|
151,737
|
1989
|
Inglaterra (Silverstone)
|
1’09″999
|
249,022
|
1989
|
Itália (Monza)
|
1’23″720
|
249,403
|
1989
|
Japão (Suzuka)
|
1’38″041
|
215,139
|
1989
|
México (Cid. do México)
|
1’17″846
|
204,371
|
1989
|
Monaco (Monte Carlo)
|
1’22″308
|
145,561
|
1989
|
Portugal (Estoril)
|
1’15″468
|
207,505
|
1989
|
San Marino (Imola)
|
1’26″010
|
210,952
|
1990
|
Alemanha (Hockenheim)
|
1’40″198
|
244,206
|
1990
|
Austrália (Adelaide)
|
1’15″671
|
179,831
|
1990
|
Bélgica (Spa)
|
1’50″365
|
226,376
|
1990
|
Brasil (Interlagos)
|
1’17″277
|
201,483
|
1990
|
Canadá (Montreal)
|
1’20″399
|
196,569
|
1990
|
Espanha (Jerez)
|
1’18″387
|
193,716
|
1990
|
Itália (Monza)
|
1’22″533
|
252,989
|
1990
|
Japão (Suzuka)
|
1’36″996
|
217,456
|
1990
|
Monaco (Monte Carlo)
|
1’21″314
|
147,339
|
1990
|
San Marino (Imola)
|
1’23″220
|
218,025
|
1991
|
Austrália (Adelaide)
|
1’14″041
|
183,790
|
1991
|
Bélgica (Spa)
|
1’47″811
|
231,739
|
1991
|
Brasil (Interlagos)
|
1’16″392
|
203,817
|
1991
|
Estados Unidos (Phoenix)
|
1’21″434
|
164,448
|
1991
|
Hungria (Budapeste)
|
1’16″147
|
187,595
|
1991
|
Itália (Monza)
|
1’21″114
|
257,415
|
1991
|
Monaco (Monte Carlo)
|
1’20″344
|
149,119
|
1991
|
San Marino (Imola)
|
1’21″877
|
221,601
|
1992
|
Canadá (Montreal)
|
1’19″775
|
199,212
|
1993
|
Australia (Adelaide)
|
1’13″371
|
185,468
|
1994
|
Brasil (Interlagos)
|
1’15″962
|
204,970
|
1994
|
Japão (Aida)
|
1’10″218
|
189,848
|
1994
|
San Marino (Imola)
|
1’21″548
|
222,494
|
FONTE PESQUISADA
SILVA, Adauto. Qual a melhor das 65 poles
de Ayrton Senna na F1?. Disponível em: <http://www.autoracing.com.br/qual-a-melhor-das-65-poles-de-ayrton-senna-na-f1/>.
Acesso em: 31/05/2014.
Obviamente, Estoril, 1986: uma inspiração mozartiana.
ResponderExcluirQuem sabe, sabe...